GuiaInvest

5 dicas de Empoderamento Feminino para Finanças Pessoais

Quando estamos inseridos em um mundo que nem sempre é favorável ao universo feminino, o controle das finanças pessoais se torna uma importante ferramenta para a conquista da liberdade financeira.

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e você sabe o porquê disso?

Não estou me referindo ao contexto histórico que envolve greves de operárias que lutavam por melhores condições de trabalho. Quando eu questiono o motivo de existir esta data é no sentido de gerar a reflexão do significado deste dia.

Eu adoraria dizer que este dia faz menção a um tempo em que as mulheres tinham que lutar por direitos iguais e pela equiparidade salarial.

Mas, infelizmente, isso não é passado. Porque uma das razões do dia 8 de março ser o Dia Internacional da Mulher é que ainda se fazem necessárias as mudanças de diversas práticas muito enraizadas em nossa sociedade. Para que um dia possamos afirmar que as mulheres não são mais, em inúmeros momentos, subjugadas por uma questão de preconceito de gênero.

Em tempos onde mulheres ainda ganham menos que homens, é preciso mais do que nunca bater na tecla da educação financeira para o pleno controle das finanças pessoais.

Quando vivemos em um mundo desigual, a arma mais poderosa para lutar contra a desigualdade é o conhecimento. O saber empodera o ser humano, sendo a principal ferramenta para amparar injustiças em um curto prazo.

Foi lendo um artigo publicado no site Think Olga que eu me deparei com dados alarmantes: de acordo com uma pesquisa realizada com mais de 150 mil pessoas, apenas 29% das mulheres possuem o que eles chamam de Alfabetização Financeira, que consiste em saber o básico sobre finanças pessoais. Este dado é um indicador importante da necessidade que este tema tem em ser discutido.

É mais do que um fato a necessidade de uma série de mudanças que tornem o mundo mais justo para as mulheres.  A questão é que, enquanto nossa sociedade caminha a passos lentos para remediar muitas coisas, as mulheres devem se abastecer do máximo de informações possíveis que possibilitem cada vez mais o seu empoderamento.

Apesar do constante crescimento da participação feminina dentro da lista de bilionários da Revista Forbes, este percentual ainda é muito pequeno. Na lista de 2016, além das mulheres terem um espaço bem inferior aos homens, essa parcela diminui ainda mais se descarta aquelas que possuem fortunas provenientes de heranças.

Mas a cada ano esse número está crescendo! E cada vez mais mulheres se fazem presentes em posições de destaque nos mais diversos meios.

Como uma forma de homenagem a este dia que destaca a força e importância das mulheres eu separei 5 dicas para você não apenas assumir o controle da sua vida financeira, mas também aprender a fazer o seu dinheiro trabalhar ao seu favor.

Vamos lá!

1) Diga não à sociedade de consumo

financas pessoais para mulheres

Quem nunca escutou a frase: toda mulher é consumista! Em primeiro lugar, vamos parar de consolidar comportamentos humanos a um gênero específico, ok?

Em segundo lugar, a nossa sociedade é consumista de maneira geral. Estamos frequentemente expostos a estratégias de mídia que nos incentivam a comprar coisas que não precisamos para necessidades que não temos.

Caso você seja uma pessoa que não consegue ter dinheiro sobrando no fim do mês porque não resiste a uma compra, saiba que tudo a sua volta é feito para que você aja desta forma.

Porém, quando se toma consciência disso, você assume o controle. E daí, gastos se tornam uma opção e não uma armadilha. Portanto, não compre por impulso, é recomendável ter uma noite de sono entre o desejo e a ação da compra em si. Acredite, às vezes você mal sairá da loja e já terá se conscientizado de que não precisa comprar aquilo.

2) Seja a única responsável pelo seu dinheiro

financas pessoais para mulheres

Agora eu tenho mais uma verdade para compartilhar com você.

Só será possível fazer o seu dinheiro render se você tiver o pleno controle de onde ele está e do que é feito com ele. E quando eu digo isso, eu me refiro à importância de você saber tudo o que o banco te cobra de taxas, juros, tarifas, enfim.

Saiba que a maioria das pessoas entrega muito dinheiro ao banco sem nem perceber, através de taxas que mensalmente parecem baixas, mas você não faz ideia do quanto está perdendo de acumular a longo prazo.

Inclusive, neste artigo você pode conferir diversas orientações de como evitar tarifas bancárias e criar um patrimônio.

Por isso, mais uma vez, o conhecimento se faz de suma importância para que você conquiste a liberdade financeira. Quando você conhece as opções que você tem disponível no mercado, você não aceitará qualquer coisa.

3) Tenha metas e não desista até conseguir

financas pessoais para mulheres

Você sabe qual a melhor técnica para atingir um objetivo? Enxergar o que você almeja.

E por isso, é importante ter metas distintas. Por exemplo, a viagem que você fará nas próximas férias tem um prazo diferente do seu planejamento de aposentadoria que se difere do seu projeto pessoal de comprar uma casa própria.

Então, é preciso ter reservas diferentes de acordo com as particularidades das suas metas.

Dentro daquele valor mensal que você determinou economizar, estabeleça o quanto vai para cada um dos seus objetivos.

Um tipo de investimento muito seguro e que possibilita que você invista de maneira diversificada de acordo com o prazo em que você irá utilizar aquela reserva é o Tesouro Direto. Caso você tenha interesse, aqui tem um treinamento gratuito que explica melhor sobre isso.

Ah, e não esqueça da regra básica para conseguir juntar dinheiro. Sempre “se pague” primeiro. O valor que você economiza nunca poderá ser de acordo com o que sobrar naquele mês, você deve ter um valor fixo que não poderá ser mexido.

Afinal de contas, você deve ser determinado em relação aos seus próprios sonhos!

4) O momento da mudança é agora

financas pessoais para mulheres

Quanto antes você investir, mais cedo você terá lucro através do juro composto.

Os juros compostos são os juros que periodicamente são incorporados ao seu patrimônio, é o juro que vai render não só sobre o valor aplicado, mas também sobre os juros que já haviam rendido.

Essa é a mágica!

Em resumo, você investe um valor e esse valor vai crescendo e rendendo cada vez mais sem que você precise fazer nada. Por isso, mesmo com pouco, é importante começar cedo.

5) Tenha o pleno controle de todos os seus gastos

financas pessoais para mulheres

Quando você sabe exatamente no que você gasta o seu dinheiro, o controle sobre isso fica muito maior. Desta forma você consegue enxergar muito bem por onde as suas economias estão escapando.

E o bom é anotar tudo mesmo, porque é através dos pequenos gastos que você se perde muito. Não esqueça que os poucos reais que você gasta no cafezinho do almoço devem ser multiplicados pelos dias da semana, e esse valor deve ser multiplicado pelas semanas do mês e assim por diante.

Por isso, quanto mais controle, mais fácil será acumular patrimônio e gastar apenas com o necessário.

Como eu já havia dito antes, o conhecimento é uma arma muito poderosa que, através do controle das suas finanças pessoais, pode gerar grandes ganhos. Por isso, estou compartilhando aqui também o e-book que ensina como aprender a investir começando do zero.

Certo, essas foram algumas dicas que eu espero que auxilie inúmeras mulheres a assumir o pleno controle de suas vidas através de uma independência plena. Enquanto as desigualdades não são extintas, podemos evitar as desvantagens geradas pela injustiça através da educação financeira.

Manoela Flôres Soares

Copywriter do GI. Jornalista formada pela PUCRS com MBA em Marketing Digital pela ESPM. Começou a investir quando decidiu que queria viajar para o máximo de lugares possíveis. Apaixonada por viagens (obviamente), arte e boas histórias!

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora

3 comentários

  • É importantíssimo a mulher ser educada financeiramente, muitas vezes ela é a responsável pelo dinheiro da família.

  • Voce é show, mas acho que voce deveria falar tambem sobre consorcio, que é uma forma de autofinanciamento, muito interessante pois educa as pessoas a economizar. Eu me apaixonei pelo consorcio a 3 anos e de lapara ca faço muitas palestras a respito. sou proprietario da http://www.zeloinvestimentos.com.br, se voce quiser estarei a sua disposicao para trocar ideias sobre este assuntos, tenho varios videos a respeito. Como voce é uma pessoa influente, vale a pena vc comentar sobre consorcio. é a minha sugestao.