Blog do GuiaInvest
7 hábitos pra você conquistar sua Independência financeira de vez

7 Hábitos que Irão Ajudar Você a Conquistar sua Independência Financeira

O que é independência financeira para você? Independência financeira normalmente significa ter renda suficiente para pagar suas despesas para o resto de sua vida sem que você tenha que trabalhar para isso. Existem muitas maneiras de alcançar a independência financeira, e isso não é só para os ricos. Aqui estão alguns hábitos que podem ajudar você a atingir a sua independência financeira.

O que é independência financeira para você?

Independência financeira normalmente significa ter renda suficiente para pagar suas despesas para o resto de sua vida sem que você tenha que trabalhar para isso.

Algumas pessoas conseguem isso através de poupança e investimento ao longo de muitos anos, enquanto outros constroem empresas de sucesso que podem gerar a renda necessária para manter seu padrão de vida.

7 hábitos pra você conquistar sua Independência financeira de vez

Existem muitas maneiras de alcançar a independência financeira, e isso não é só para os ricos.

Aqui estão alguns hábitos que podem ajudar você a atingir a sua independência financeira:

1. Evite dívidas

evite dividas

O endividamento é a ruína da independência financeira. Se você utiliza cartões de crédito para comprar bens de consumo, então você está enriquecendo os bancos e não a si mesmo.

Cartões de crédito, empréstimos e financiamentos de carro são exemplos de máquinas geradoras de dinheiro para os credores. O primeiro passo para a independência financeira é se livrar de dívidas com juros altos e liberar o seu dinheiro para trabalhar para você em vez de trabalhar para os bancos.

2. Ignore o vizinho

Muitas pessoas gastam o dinheiro que não tem, para comprar coisas que eles não precisam, para impressionar as pessoas que não gostam.
– Will Rogers

Independência financeira ignore o vizinho

Uma das muitas razões de se gastar tanto dinheiro em coisas que na maior parte das vezes não precisamos é a comparação com os nossos amigos e vizinhos.

Acumular coisas é realmente o motivo pelo qual você levanta todas as manhãs para ir trabalhar? Aposto que não.

A maioria de nós não precisa de uma mansão com 3.000 metros quadrados e carros de luxo. Uma casa e um carro modestos irão servir tão bem quanto. Os comerciais de carros na TV tornam a vida uma competição para comprar o veículo mais caro, mas você não tem que cair nessa.

Ao invés disso, ignore a opinião dos outros, desta forma você deixará seus vizinhos para trás financeiramente.

3. Gaste menos do que você ganha

gaste menos do que ganha

A verdadeira chave para a independência financeira é gastar menos do que você ganha. Simples assim.

Evitar dívidas e ignorar os vizinhos é meio caminho andado, mas é necessário muita dedicação para gastar menos do que você ganha.

Em primeiro lugar, você precisa controlar seus gastos e ver com o que você gasta seu dinheiro. Em seguida, você pode cortar os gastos desnecessários e manter as despesas mínimas para manter seu padrão de vida.

É igualmente importante gerar mais renda, é claro.  Lembre-se de trabalhar ambos os lados da equação para tornar a diferença entre a renda e os gastos cada vez maior.

4. Pague-se primeiro

pague-se primeiro

Isso pode soar egoísta, mas para alcançar a independência financeira você vai precisar colocar-se em primeiro lugar.

Você precisa priorizar a poupança acima de todo o resto. Economize antes de pagar as contas, comprar mantimentos ou até mesmo pagar o aluguel. Pagar-se primeiro incentiva você a viver com um orçamento menor e é um poderoso hábito de economia.

Viver com o que sobra depois de pagar a si mesmo é uma ótima maneira de construir riqueza.

5. Compre ativos que geram renda

ativos que geram riqueza

Uma vez que você começar a poupar você tem que investir o dinheiro em ativos que gerem renda e valorizam.

O mercado de ações tem um bom histórico a longo prazo, e muitos investidores constroem riqueza dessa forma. Títulos de renda fixa, investimento em imóveis ou mesmo a poupança também são todos ativos que irão ajudá-lo a caminhar em direção a independência financeira.

Concentre-se na compra de ativos que irão fazer você ganhar dinheiro ao invés daqueles que depreciam e geram custos.

6. Continue investindo

continue investindo

É igualmente importante manter seus investimentos a longo prazo. Você tem que investir no mercado de ações, apesar dos anos bons e ruins.

Pode ser difícil comprar ações quando o preço está caindo, mas se não fizer isso provavelmente irá perder ótimas oportunidades. Dessa forma, você estará acumulando riqueza e caminhando em direção a sua independência financeira.

7. Seja flexível

flexibilidade

Seja flexível e ajuste os seus gastos de acordo com sua situação financeira. Alguns anos estão sujeitos a serem financeiramente mais difíceis do que outros, e você precisa ser capaz de lidar com eles.

Se você for demitido, corte despesas e se ajuste rapidamente. Não espere até que você tenha utilizado a sua poupança para cortar os gastos. O mercado de ações pode cair 40% e reduzir o seu patrimônio consideravelmente no próximo ano.

Em vez de sacar o dinheiro, como de costume, uma outra opção seria obter um emprego de meio período para passar pela fase difícil. Ser flexível significa que você sempre estará com os pés no chão e viverá uma vida menos estressante.

Resumindo

Você não precisa de milhões para alcançar a independência financeira. Qualquer um pode seguir estes passos.

Ter renda suficiente para cobrir suas despesas sem ter que trabalhar em tempo integral te libertará para que você possa realmente desfrutar da sua vida.

Você ficou interessado em aprender mais?

Então assista essa VIDEOAULA 100% GRATUITA em que eu ensino como você pode gerar renda passiva com dividendos, mesmo que você tenha apenas R$ 100 para começar.

Agora deixe seu comentário abaixo, quero muito saber o que você achou deste artigo!

(crédito das imagens: shutterstock.com)

André Fogaça

André Fogaça é empreendedor digital, investidor e co-fundador do GuiaInvest. É formado em Administração de Empresas pela UFRGS e pós-graduado em Economia e Finanças pela mesma instituição. Possui credencial de administrador de carteiras e consultor de valores mobiliários pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora