GuiaInvest

Como mudar de carreira sem traumas?

Pode-se dizer que, desde o primeiro vestibular, todo mundo inicia uma série de grandes decisões. Em um mercado de trabalho extremamente competitivo como o atual, a rapidez da escolha da profissão se transforma em um diferencial. A lógica dessa tendência está baseada nas futuras especializações e no ganho de experiência de cada um.

Para que isso aconteça, você deve iniciar uma trilha e se manter dedicado a ela. Nada o impede de mudar o rumo, mas a cada nova guinada é necessário quase que iniciar o processo da estaca zero.

Essa dificuldade, por sinal, explica por que há tanta gente infeliz na profissão que exerce. Mas se muitas pessoas preferem abandonar alguns sonhos, saiba que você pode aprender a como mudar de carreira.

As mudanças fazem parte da vida. Continue a leitura para, primeiramente, descobrir se você está na profissão errada! Em seguida, saiba o que fazer para efetuar essa transformação de uma forma natural, sem grandes traumas!

Como descobrir se você precisa mudar de carreira?

Encare o seu mal-estar no trabalho como uma doença que, como qualquer outra, necessita de um diagnóstico minucioso. Para tanto, convém um exame de autocrítica e a realização de alguns questionamentos direcionados a si mesmo. Confira!

Você enxerga o trabalho como obrigação?

Se ao chegar ao local de trabalho, você tem aquela sensação de estar no lugar errado, na hora errada e executando uma atividade ingrata e entediante, isso é um mau sinal. Caso esse sentimento persista, a tendência é que ele inicie um verdadeiro efeito dominó.

Uma das primeiras consequências é a queda vertiginosa da qualidade das tarefas que são da sua alçada. Só isso já seria motivo suficiente para rever, pelo menos, o local de trabalho.

Mas é possível que o problema não seja necessariamente aquela empresa, e sim o trabalho desempenhado. A diferença é que, só por pensar em executá-lo, você sente um profundo desgaste interno.

Você se sente constantemente estressado?

Com o passar do tempo, aquele desânimo anterior começa a se misturar com os cada vez mais frequentes episódios de estresse. Nesse caso, você além de não sentir o menor prazer pelo o que faz, mas também cria repulsa.

Dessa forma, você se torna um colaborador que não colabora e se mostra muito insatisfeito com a posição que ocupa. O resultado final é um profissional extremamente irritadiço.

Você se sente desvalorizado na sua empresa?

A desvalorização da profissão em uma determinada empresa também costuma desencadear uma vontade de mudar de ares e de área. Então se você sente que entrega muito mais do que recebe e já comprovou que a situação se mantém em outras organizações do setor, é hora de reavaliar a carreira.

Você percebe que não há muito a comemorar?

Quando estamos satisfeitos com a função que desempenhados, nós ficamos felizes com os desafios diários que nos são apresentados. Após alguma dificuldade inicial, a tendência é driblar os obstáculos e se sentir feliz com a própria superação. Tudo isso rende uma grande comemoração interna.

No entanto, quem se perde no meio do caminho não enxerga mais esse brilho. Então os eventos estressantes se revezam com os momentos de tristeza.

Como mudar de carreira?

Após a delicada e complexa decisão de trocar a carreira profissional, você precisa saber, na prática, como fazer isso. Alguns cuidados são imprescindíveis, pois se trata de uma alteração de grande impacto. Para acertar na troca de profissão, você deve considerar cada um dos aspectos mencionados a seguir.

Faça uma lista das atividades que não pretende repetir

Esse ponto é extremamente importante, já que é nele que você determina quais são as tarefas que não pretende mais realizar. Sim, isso mesmo! Como é muito complicado definir o que se quer, o primeiro passo consiste em saber o que não quer.

Cabe até elaborar uma lista contendo todas as atividades e responsabilidades das quais você quer manter uma boa distância.

Faça um bom planejamento antes de concretizar a mudança

Como tudo na vida, o planejamento também é algo primordial para que o projeto saia do papel. Nesse aspecto, é necessário verificar qual é o nível de adaptação que será requerida pela nova carreira.

Além disso, é preciso observar que os processos de transição e a dimensão do impacto causado pela mudança operam de maneira distinta e de acordo com as atuações profissionais envolvidas.

Não é possível dizer que gerenciar uma loja, por exemplo, exija profundas transformações na vida de um diretor executivo. Enquanto isso, uma alteração completa da esfera de atuação demanda uma formação equivalente.

Conforme o número de modificações inerentes à nova carreira, o planejamento pode sofrer mudanças. Financeiramente, vale a pena efetuar uma reserva suficiente para arcar com os custos de todo esse período de adaptação. Sem esse cuidado com as finanças, o risco dos rendimentos desaparecerem é significativo.

Analise o mercado

Antes de concretizar a mudança da carreira, é necessário analisar o mercado correspondente. Esse trabalho de investigação é altamente relevante, já que é preciso saber qual é o índice de dificuldade para a entrada na área desejada.

Avalie as vantagens e desvantagens da mudança

Uma vez que a escolha tenha sido feita, é preciso ponderar quais são as vantagens e desvantagens do novo cargo. A troca de um emprego é algo que depende muito mais de outros fatores do que simplesmente da remuneração.

Porém, mesmo que o salário seja menor, ele precisa existir e, assim, cobrir as despesas esperadas. É necessário, portanto, ficar atento a melhora da qualidade de vida e em outros fatores vantajosos.

Ajuste o foco das suas expectativas

Outro detalhe diz respeito às expectativas exageradas quanto ao novo emprego. Lembre-se de que, seja a área dos seus sonhos ou não, os desafios cotidianos são comuns. Acreditar que a troca de um setor de atuação por outro resolverá todos os problemas é um imenso equívoco.

Logo, jamais perca de vista o fato de que será necessária uma generosa dose de esforço para que você seja bem-sucedido naquela nova área.

Agora, você já sabe como identificar uma possível necessidade de respirar novos ares e como mudar de carreira. Não deixe que a frustração causada pela escolha de uma carreira infeliz o contagie negativamente. Prepare-se hoje mesmo para impor as transformações tão desejadas e seja muito feliz na sua nova carreira!

Além da troca da área profissional, a aposentadoria também merece sua atenção! Que tal conferir como obter uma aposentadoria antecipada? Descubra como essa antecipação é uma realidade bem possível!

Equipe GuiaInvest

Nossa missão é ajudar as pessoas a poupar, administrar e investir seu dinheiro de maneira inteligente para que conquistem a liberdade financeira.

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora

1 comentário