Blog do GuiaInvest

Como investir de verdade: investidor em tempo integral em até 10 anos

Imagina poder ser sócio de uma multinacional, e aplicar seu dinheiro em um negócio que você acredita. A ideia de possuir parte de grandes empresas sempre fascinou Fernando Rocha Filho, advogado empresarial de Curitiba/PR, que desde cedo se interessa por investimentos em ações. Casado e pai de uma menina de seis anos, ele diz que sempre gostou muito do mercado financeiro e por isso, há pelo menos duas décadas busca aprender a como investir de verdade.

Especialmente desde o lançamento do Novo Mercado, em 2000, que estabeleceu um padrão de governança corporativa para a abertura de capital das empresas, Fernando se diz empolgado e confiante de investir na Bolsa de Valores. Mas nem tudo são flores… Até perceber o verdadeiro sentido de investir, ele conta que tomou algumas decisões precipitadas e ficou um tempo especulando na bolsa.

Resultados

  • Identificou oportunidades de investimentos extremamente atraentes, principalmente desde meados de 2015, gerando rendimento consistente e expressivo durante todo ano de 2016;
  • Plano de ser investidor em tempo integral em menos de 10 anos

O Problema

A Bolsa de Valores sempre foi fascinante para Fernando, que há pelo menos 20 anos decidiu começar a investir. Na verdade, investir talvez não seja o termo certo para definir o que o advogado começou a fazer na época. Sem muita experiência e com poucas informações disponíveis a pessoas comuns há alguns anos atrás, ele teve seu primeiro contato com o mercado indo a corretoras de conhecidos, esperando ter aqueles resultados milagrosos no estilo Hollywoodiano.

“Antigamente não existia o home broker, então você ia a corretoras, olhava aquele ambiente todo, ficava empolgado, escutava algumas dicas e comprava. Eu esperava ter aqueles resultados impressionantes, naquela ilusão do ganho rápido e fácil.”

Até no mercado de opções Fernando chegou a se aventurar, mas depois de um tempo se arrependeu. Aos poucos foi ganhando experiência para tomar melhores decisões, mas ainda assim faltava o conhecimento que o transformaria em um verdadeiro investidor.

“Comecei a entender um pouquinho mais o funcionamento e para que serve a Bolsa de Valores… e acabei optando pela Análise Técnica ao longo desses anos, tentando adivinhar o caminho das ações.”

Entre 2006 e 2008, o advogado percebeu que deveria começar a entender melhor sobre as empresas em que gostaria de investir, avaliando os fundamentos e a “saúde” de cada uma delas.

“Desde pequeno eu ouvia histórias de amigos do meu pai que sempre foram investidores e compraram ações do Banco do Brasil já na década de 1960, quando você só podia comprar em São Paulo. Um dia, um deles chegou para mim e falou assim ‘Fernando, com o que eu tenho de ações do banco do brasil hoje eu consigo comprar um prédio inteiro na Avenida Paulista, para você ter uma ideia’. E ele começou comprando aos poucos. Foi então que eu pensei: ‘Esse é o verdadeiro investidor’”.

Isso o despertou a começar investir da maneira certa. Foi quando decidiu pesquisar diversos sites para aprender um pouco mais sobre os fundamentos das empresas, e assim encontrou o GuiaInvest, em meados de 2009.

“Achei o site extremamente didático e objetivo.. Senti que era claro, honesto e realmente entregava o que que propunha. Sempre senti uma postura muito honesta, até para quem não era assinante”.

A Solução

Foi buscando cada vez mais conhecimento que Fernando percebeu que o melhor caminho para comprar ações era o dos fundamentos. Quando começou a se aprofundar em livros e estudos sobre investimentos, percebeu que a análise fundamentalista era a estratégia mais acertada para quem quer realmente construir um patrimônio com ações. Nesse sentido, ele diz que o GuiaInvest PRO foi um aliado nos momentos de tomar decisão de escolher as empresas certas.

“A Análise Técnica de ações é interessante, mas apenas como mais uma ferramenta, um acessório pra você entender um pouquinho do momento. Às vezes soa quase como uma picaretagem de ações, e não é esse o meu objetivo. Meu objetivo é ter no meu portfólio empresas de valor, empresas que geram resultados, que são bem geridas e bem administradas”.

Quando já estava estudando, recebeu um e-mail do André Fogaça para o treinamento Árvore da Riqueza, que ensina o passo a passo para investir e escolher as boas empresas. E diz que depois de fazer o curso, conseguiu enxergar com propriedade e segurança o que efetivamente quer comprar e manter no seu portfólio de investimento.

“No GuiaInvest PRO eu utilizo sempre as ferramentas, principalmente o Raio-X e o Stock Guide, que mostram as melhores ações pelos fundamentos com uma análise prévia. Aquela análise é fantástica e você tem segurança, você sabe que você tem empresas de qualidade na sua carteira. Eu nunca mais escutei uma notícia sobre empresa depois que eu conheci o GuiaInvest, nunca mais escutei papo furado de amigo, de dica”.

Agora, Fernando investe sozinho com segurança e diz que cada vez que alguém tenta recomendar algum papel, na mesma hora, abre o Raio X no smartphone e já vai rebatendo as recomendações “furadas”.

“Quando me perguntam do GuiaInvest eu não tenho outra forma de me expressar que não seja com entusiasmo, pelo reflexo que isso tem na minha vida”.

Como investir de verdade

Assim como o Fernando, você também pode aprender como investir de verdade. 

Nessa aula online e gratuita você vai descobrir um método simples de gerar renda passiva com dividendos, mesmo que tenha somente R$100 para começar.

Crédito da imagem: Arquivo pessoal

Juliana Wecki

Formada em Jornalismo pela UFRGS e pós-graduada em Gestão Empresarial pelo IFRS. Trabalhou por seis anos em redações de moda, pesquisando comportamento de consumo, mas foi nos investimentos (e no marketing digital) que se encontrou. Apaixonada por viagens e pelo Bart - um spitz alemão bem genioso - também é viciada em doces e séries do Netflix!

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora