Blog do GuiaInvest
gurus do mercado financeiro

6 Razões Para Não Dar Ouvidos Aos Gurus Do Mercado Financeiro

Você conhece pessoas que ensinam como ganhar dinheiro? Aposto que sim, pois atualmente a internet está de promessas deste tipo. Algumas honestas, outras nem tanto. Veja neste artigo as 6 razões para você não levar eles tão a sério.

Será que os “gurus” do mercado financeiro realmente estão ganhando dinheiro com ações? Descubra como evitar cair em armadilhas neste artigo.

Você conhece pessoas que ensinam como ganhar dinheiro?

Aposto que sim, pois atualmente a internet está de promessas deste tipo. Algumas honestas, outras nem tanto.

O fato é que em algum lugar, neste exato momento, alguém está ganhando dinheiro prometendo a outras pessoas formas de ganhar dinheiro. Até aí tudo bem, afinal existe um grupo de pessoas que realmente sabem como ganhar dinheiro.

Mas a verdade é que existe um outro grupo de pessoas que ganham dinheiro apenas vendendo as “dicas”  e não aplicando aquilo que ensinam. Algumas dessas pessoas são os famosos “gurus” do mercado financeiro.

E aqui estão 6 razões para você não levar eles tão a sério…

#1 – Os gurus também querem ganhar dinheiro

Os gurus do mercado financeiro, assim como você, também querem ganhar dinheiro. A questão é:  você dividiria um ótimo segredo com todo mundo?

Suponhamos que você queira faturar alto comprando terrenos em certa região. É evidente que você quer que eles valorizem, mas, para aumentar sua margem, também interessa comprar enquanto ainda estão baratos (o mesmo vale para ações, etc.).

Assim, faça-se sempre esta pergunta: se o investimento é tão bom, por que estão vendendo? As vezes a resposta faz muito sentido, as vezes não. Por isso, preste bastante atenção no seu discurso. Se tiver fundamento e consistência, tudo bem. Se não, esqueça!

#2 – O Mercado Financeiro é rápido

As flutuações no mercado financeiro são muito rápidas, e existe muita gente com capacidade de agir mais rápido do que você. Portanto, quanto um guru está falando de alguma oportunidade, é possível que muita gente já tenha ouvido antes e já embarcado na onda — provavelmente você vai pegar apenas as sobras.

E em caso mais graves, quem está por trás desse movimento rápido é o próprio “guru” que alertou sobre a oportunidade. Um exemplo disso acontece quando o “guru” recomenda a compra de determinada ação que ele mesmo comprou previamente.

#3 – Muitos gurus não são ricos

ganhar dinheiro com ações

No mercado financeiro é natural esperar que os tais “gurus” tenham uma situação financeira no mínimo saudável. No entanto, nem sempre é o que acontece.

Boa parte dos gurus se parece com o pai da protagonista de “Pequena Miss Sunshine”: um palestrante de autoajuda que está ele mesmo muito longe do sucesso. Por isso, toda orientação de gurus do mercado financeiro deve ser lida com um pé atrás.

Especialmente, quando a promessa é de enriquecimento rápido e fácil. Cuidado!

#4 – A sua situação financeira é única

Os gurus do mercado financeiro falam para as massas, para grandes públicos. Eles não sabem da sua situação financeira. Talvez você consiga vender até 20.000 reais por mês em ações, evitando o Imposto de Renda; talvez não.

Talvez você tenha recebido uma herança de pouca liquidez ou tenha adquirido uma dívida porque cometeu a besteira de virar fiador de alguém.

O que fazer? Um guru não tem solução pronta para tudo. Por isso, leve sempre em consideração a sua situação particular antes de seguir cegamente as orientações de um suposto “guru”.

Está gostando deste artigo?

[epico_capture_sc id=”204″]

#5 – Alguns gurus são hipócritas

Se você estivesse buscando conselhos para parar de fumar, você confiaria na conversa de um médico fumante? Ou ainda, você se sentiria seguro com as recomendações de um educador financeiro que está sempre endividado?

Preste especial atenção nos gurus que não seguem os próprios conselhos. Será que eles dizem mais frases do tipo “deve-se fazer X…” do que “eu, por exemplo, estou fazendo X?”.

Se sim, é grande a chance de que o guru seja um picareta. E fim de papo!

#6 – É muito difícil bater o mercado

dificil bater o mercado

Você já deve ter ouvido falar que bater o mercado é uma tarefa difícil, mesmo para os especialistas.

De fato, fundos em geral dificilmente superam o mercado. Existem estudos aqui no Brasil que mostram que 66% dos fundos ativos não batem o benchmark (índice Ibovespa).

Muita gente faz investimentos de todo tipo, mas é realmente difícil ter uma rentabilidade consideravelmente superior à média.  Confiar em gurus do mercado financeiro dá na mesma que confiar em gurus espirituais, acadêmicos, de autoajuda e assim por diante.

O maior risco é a pessoa deixar de pensar por si mesma e seguir as orientações de alguém que não é tão orientado assim. Recomendo que você tenha opinião própria e faça sempre suas próprias pesquisas.

E foi pensando nisso que montei uma aula online e gratuita que não dá dicas de quais ações comprar, mas ensina o passo a passo para você mesmo selecionar as melhores ações do mercado.

Como diria aquele provérbio chinês “Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida. “

Para participar da próxima turma, basta fazer sua inscrição aqui!

 

Boa jornada e bons investimentos!

Até o próximo artigo. Um abraço!

(crédito das imagens: shutterstock.com)

André Fogaça

André Fogaça é empreendedor digital, investidor e co-fundador do GuiaInvest. É formado em Administração de Empresas pela UFRGS e pós-graduado em Economia e Finanças pela mesma instituição. Possui credencial de administrador de carteiras e consultor de valores mobiliários pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora