Blog do GuiaInvest
conselhos de Charlie Munger para investidores

6 conselhos valiosos de Charlie Munger, o braço direito de Warren Buffett

Charlie Munger é o braço direito de Warren Buffett na Berkshire Hathaway. Muitos o consideram o grande segredo por trás do sucesso de Buffett. Hoje vou revelar algumas das maiores lições que você pode aprender com uma lenda viva a respeito de investimento em valor, mercado e a vida.

No auge de impressionantes 91 anos, Charlie Munger é o braço direito de Warren Buffett na Berkshire Hathaway. Muitos o consideram o grande segredo por trás do sucesso de Buffett. O próprio megainvestidor, aliás, confirma a importância do parceiro para o seu sucesso:

É melhor se relacionar com pessoas melhores que você. Escolha associados cujos comportamentos são melhores que os seus. Isso vai lhe conduzir na direção correta.

O poeta inglês John Donne, que viveu entre os séculos XVI e XVII, tem uma frase que explica bem a visão de Buffett:

Nenhum homem é uma ilha isolada.

Nem mesmo um dos mais ricos do planeta.

Os seguidores de Buffett acreditam que Charlie Munger teve uma influência significativa na filosofia de investimento do mago de Omaha. Teria sido ele o responsável a inspirar Buffett a investir em negócios de alta qualidade no longo prazo?

Dono de uma fortuna de 1.43 bilhões de dólares, Charlie Munger é o número 1.415 na lista dos homens mais ricos do mundo e o 465 nos Estados Unidos, segundo a revista Forbes.

Charlie Munger é um senhor reservado. Raramente é visto em público, mas quando aparece não poupa palavras. A fortuna e a idade lhe deram a liberdade para falar o que pensa, mesmo (ou quem sabe principalmente) quando se trata de criticar os poderosos de Wall Street.

Uma de suas obrigações é discursar ao lado de Buffett na grandiosa reunião anual da Berkshire para mais de 40 mil acionistas que viajam do mundo inteiro para a inóspita Omaha, Nebrasca, para ouvir as palavras de dois dos maiores investidores de todos os tempos.

É de Omaha que, ano após ano, Charlie Munger, 100% lúcido, vale dizer (ele já declarou que tem um time muito preparado ao redor para lhe apontar quando é a hora de pendurar as chuteiras), entrega ao mundo seu conhecimento, que facilmente pode ser transformado em lições fundamentais a todo investidor que acredita no value investing como metodologia de investimento. Suas lições, porém, vão muito além do mercado financeiro.

Ele fala, por exemplo, sobre a lei da inversão.

Muito do sucesso na vida e nos negócios vem de saber o que você quer evitar. Seja a morte prematura, um mau casamento, etc.

Ou seja, o fim justifica as escolhas do presente e é o que deve dar a base para as suas ações. Nos investimentos e na vida.

As 6 incontestáveis lições sobre value de Charlie Munger

6 lições de Charlie Munger

Hoje vou revelar algumas das maiores lições que você pode aprender com uma lenda viva a respeito de investimento em valor, no mercado e na vida. Dedicando um tempo para conhecer essas lições, você já terá dado um passo no mesmo caminho percorrido por Munger e Buffet:

Warren e eu não somos espertos o suficiente para tomar decisões sem ter um tempo para pensar. Mas, de fato, conseguimos tomar decisões rápidas porque investimos muito tempo nos preparando, calados, lendo e pensando.

Chegou a sua vez de ficar calado, lendo e pensando.

Lição 1 – Se você se mantiver racional, a estupidez do mundo irá ajudá-lo

Certa vez, em entrevista ao Wall Street Journal, Charlie Munger disse que ele e Warren não são prodígios, mas seus resultados são prodigiosos porque eles têm uma vantagem temperamental que compensa a falta de pontos extras de QI.

Cronicamente as pessoas avaliam mal os limites sobre seu próprio conhecimento. Warren e eu entendemos melhor o que sabemos e o que não sabemos do que a maioria das pessoas. Conhecer suas competências é uma das coisas mais difíceis para um ser humano fazer e é muito mais importante e útil na vida e nos negócios do que ser brilhante.

Lição 2 – A paciência é uma das maiores virtudes de um investidor

Charlie Munger diz que saber esperar ajuda a transformar investidores medianos em bons investidores – mas muitas pessoas não suportam esperar!

Ele defende a tese de que investimentos de sucesso requerem “esta maluca combinação de bom senso e paciência e estar preparado para aproveitar a oportunidade quando ela se apresenta. Você tem que encontrar o equilíbrio entre competência e bom senso. Muito de um ou de outro não é bom. Quanto mais você conhece os limites de seu conhecimento, mais valioso o bom senso será.”

Lição 3 – Compre e sente em cima

Encontre algumas empresas excepcionais, compre suas ações e segure-as para sempre. Essa é a filosofia do “sit on your ass investing”, termo empregado por Munger pela primeira vez na reunião anual de 2000 da Berkshire.

Há algumas vantagens para o investidor entrar em uma posição em que você faz alguns poucos bons investimentos e simplesmente espera. Você estará pagando menos para sua corretora, ficará imune a muitas besteiras ditas por aí e será beneficiado pelos juros compostos.

Lição 4: Os sete fatores que, combinados, explicam o sucesso de Buffett

A lista abaixo foi apresentada por Charlie Munger durante a convenção anual de 2000. Segundo ele, estas são as principais características de Buffett que o levaram a onde ele está hoje:

  • Atitude mental: você é forte e positivo emocionalmente?
  • Ter grande interesse em aprender sobre investimentos. Qual foi o último livro que leu?
  • Começar cedo – se algo demora muito para ser alcançado, quanto antes começar, melhor
  • Ser uma máquina de aprendizado – nunca parar de aprender
  • Receber elogios e recompensas – seres humanos trabalham melhor quando ganham prêmios por seus bons resultados, o que faz com que façam mais do mesmo (com o objetivo de ganhar mais prêmios)
  • Ser uma pessoa confiável
  • Evitar inveja, ciúmes, auto piedade, vingança e ideologias extremas

Lição 5 – Não baseie suas aquisições em fatores macroeconômicos

Esta lição está intimamente ligada à primeira. “Nós sabemos o que não sabemos”.

A tese é a de que se preocupar com a taxa de juros e com a economia global é estressante e você não pode controlar nenhum evento macroeconômico. Foque no que você pode prever e controlar.

Ou você acha que pode prever a próxima Grécia?

Lição 6 – Certifique-se de estar rodeado de pessoas de quem gosta e em quem possa confiar

Novamente, investimentos e vida se encontram. Quando perguntado sobre o perfil dos profissionais que gostam de ter na Berkshire, Charlie respondeu:

Nós queremos pessoas em quem todos os aspectos de sua personalidade fazem com que você queira estar perto delas. Confiança, primeiro. Habilidades, depois.

O mesmo vale para seus parceiros de negócio. Sejam as empresas em que você tem ações ou deseja ter, as pessoas que a dirigem, a corretora na qual você faz seus investimentos e o time que faz parte dela.

Você já parou para olhar por essa perspectiva?

E você, tem alguma dica extra de Charlie Munger?

Eu jamais teria a pretensão de condensar 91 anos de vida de Charlie em seis dicas. Reuni aqui alguns insights preciosos para sua carreira de investidor, mas a bibliografia de Munger é vasta.

Se você gostou deste artigo, vai adorar o Ebook “Aprenda com a Sabedoria dos 10 Maiores Investidores do MundoClique aqui para baixar grátis!

Você leva consigo algum ensinamento de Charlie Munger que não listei aqui? Deixe um comentário com sua dica. Você pode ajudar outros investidores.

Bons investimentos.

Crédito da imagens: www.shutterstock.com

André Fogaça

André Fogaça é empreendedor digital, investidor e co-fundador do GuiaInvest. É formado em Administração de Empresas pela UFRGS e pós-graduado em Economia e Finanças pela mesma instituição. Possui credencial de administrador de carteiras e consultor de valores mobiliários pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora