Blog do GuiaInvest
segredos dos milionários

5 Segredos dos Milionários Que Todo Investidor Inteligente Deveria Conhecer

Alguns livros são divisores de águas em nossas vidas, não? Eu adoro compartilhar conhecimentos adquiridos com obras que me marcaram. É por isso que tenho procurado escrever aqui no blog sobre os livros que tiveram um grande impacto na minha carreira como investidor. E hoje quero conversar com você sobre mais um deles: Os segredos da mente milionária.

Quais serão os segredos dos milionários? Como eles pensam, agem e conseguem atingir os mais altos patamares na vida financeira e pessoal, indo muito além da maioria? É sobre isto que vamos conversar hoje.

Alguns livros são divisores de águas em nossas vidas, não?

Eu adoro compartilhar conhecimentos adquiridos com obras que me marcaram. É por isso que tenho procurado escrever aqui no blog sobre os livros que tiveram um grande impacto na minha carreira como investidor.

E hoje quero conversar com você sobre mais um deles:

Os segredos da mente milionária – aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas, é um dos maiores best-sellers de finanças pessoais de todos os tempos.

Usando uma linguagem leve, informal e divertida, o autor, T. Harv Eker, conseguiu sintetizar as diferenças entre a forma como milionários e pessoas medíocres (no sentido de serem medianas) lidam com a vida, com seus hábitos, relacionamentos, negócios e com o dinheiro.

O livro vai ajudá-lo a rever conceitos que talvez possam ser os responsáveis por afetar seus resultados e/ou reforçar o que é positivo e você já acredita e pratica.

Um dos capítulos fala sobre os arquivos da riqueza, que são 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das outras pessoas. Eis aqui mais uma grande pista sobre segredos dos milionários.

Segundo Eker, toda informação que seu cérebro absorve na vida é “etiquetada e armazenada” nesses 17 arquivos. Quando necessário, você “consulta” os arquivos para tomar decisões.

Naturalmente, suas decisões serão pautadas naquilo que lhe parece o mais adequado em cada momento, mas nem sempre seus “arquivos” irão entregar boas decisões.

Às vezes, o que parecer fazer total sentido para você, na verdade é a pior coisa a se fazer – principalmente se você não é uma pessoa com a mente de um milionário.

5 Segredos dos Milionários Que Todo Investidor Inteligente Deveria Conhecer

A seguir, vou falar sobre alguns dos arquivos apontados pelo autor – e o que eu disse até aqui vai fazer mais sentido para descobrirmos os verdadeiros segredos dos milionários.

No entanto, desde já reforço o convite para que você leia o livro na íntegra. Você vai ver como é uma daquelas obras que nos despertam a vontade de compartilhá-la com todo mundo – e que deixa a sensação de “ah, como eu gostaria de ter lido antes…”.

Vamos aos segredos dos milionários?

#1. Eu crio minha própria vida

segredos dos milionários eu crio minha propria vida

Nada contrapõe melhor o primeiro arquivo da mente milionária do que o jeito Zeca Pagodinho de viver a vida:

Deixa a vida me levar, vida leva eu.

Essa história de deixar o destino ou “forças superiores” guiarem sua vida não vai levá-lo a nada além de resultados comuns – seja nos investimentos, nos negócios ou em qualquer outra esfera de sua vida.  

Eker destaca se você quer enriquecer, é imperativo acreditar que está no comando da vida, em especial da sua vida financeira.

Caso contrário, você tem uma crença enraizada de que exerce pouco ou nenhum controle sobre a sua própria vida e, consequentemente, de que exerce pouco ou nenhum controle sobre o seu sucesso financeiro.

Lembre-se: Ninguém, além de você mesmo, é responsável pelo seu sucesso.

#2. As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar

entre no jogo para ganhar

Já as pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder. Em outras palavras, quando falamos em dinheiro, o seu objetivo de vida não pode ser apenas “ter o suficiente para pagar as contas sem me preocupar”, que infelizmente é como muitas pessoas regem suas vidas.

Revela Eker:

A meta das pessoas verdadeiramente ricas é ter grande fortuna e abundância. Não apenas algum dinheiro, mas muito dinheiro.

A mentalidade focada nisso, acredite, é um dos passos mais importantes para a independência financeira. Pensar como rico (mas sem gastar como tal) é a porta de entrada para incorporar a mente milionária

#3. As pessoas ricas focalizam oportunidades

pessoas ricas oportunidades

Existe um abismo enorme entre pensar “eu espero que dê certo” e “eu sei que vai dar certo porque eu farei com que dê certo”. Enquanto um vê obstáculos e cria desculpas, o outro cria oportunidades e age.

Os milionários assumem controle de suas vidas e esperam ser bem-sucedidos. Eker destaca a autoconfiança como a propulsora dos resultados extraordinários.

Os ricos acreditam que, se alguma coisa falhar, vão descobrir outro jeito de obter sucesso. Por verem oportunidades o tempo todo, as pessoas ricas estão dispostas a arriscar. Elas acreditam que conseguirão recuperar o seu dinheiro caso a vaca vá para o brejo.

Mas isso não significa que estejam dispostas a perder e a correr riscos tolos. “As pessoas ricas correm riscos calculados. Isso quer dizer que elas pesquisam, realizam as análises necessárias e tomam decisões baseadas em fatos e informações sólidas”, bem como todo bom value investor. E você?

#4. As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos

pessoas ricas biscam companhia de individuos positivos

Gosto muito daquele ditado que diz que você é a média das cinco pessoas com quem mais convive. Nesse sentido, proponho que faça uma autoanálise sobre quem está ao seu redor com mais frequência. Você está com as pessoas certas?

Mas e por que é que as pessoas de mente milionária preferem a companhia de vencedores, e as de mentalidade pobre não se importam em andar (ou até preferem andar) com perdedores?

O autor explica que é uma questão de conforto.

Os ricos sentem-se bem com o sucesso dos outros, consideram-se dignos de estar com eles. Quem pensa pequeno está sempre desconfortável ao lado de indivíduos bem-sucedidos, seja porque tem medo de ser rejeitado, seja porque se sente deslocado. Para se proteger, o seu ego parte para o julgamento e a crítica.

#5. As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo

pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo

Se você leu esse texto até aqui, acredito que esteja mesmo em busca de desenvolver a mentalidade de um milionário, certo?

Por isso, por favor prometa para você mesmo e para aqueles que mais ama que nunca será uma daquelas pessoas que se consideram superiores, donas da verdade, que pensam que já sabem de tudo, que dizem não ter tempo para estudar e se desenvolver e que adoram dar desculpas para seus fracassos, combinado?

Existem duas formas de lidar com seu desenvolvimento, seja como profissional ou investidor.

As pessoas de mentalidade pobre dizem que não podem se instruir por falta de tempo e de dinheiro. Os ricos, por outro lado, estão mais ligados na citação de Benjamin Franklin: ‘Se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância’. Tenho certeza de que você já ouviu isso antes: conhecimento é poder. E poder é capacidade de agir.

Você ficou interessado em aprender mais?

Então dá só uma olhada nessa VIDEOAULA EXCLUSIVA que nos preparamos para você! Ela te ensina a começar a investir do absoluto ZERO da mesma forma que os milionários fazem.

Mas, antes de terminar, deixe seu comentário abaixo.

De que lado você está?

Aguardo seu comentário depois que terminar de ler o livro. Se já leu, o que pensa sobre a obra e seus ensinamentos?

O que acha dos segredos dos milionários?

André Fogaça

André Fogaça é empreendedor digital, investidor e co-fundador do GuiaInvest. É formado em Administração de Empresas pela UFRGS e pós-graduado em Economia e Finanças pela mesma instituição. Possui credencial de administrador de carteiras e consultor de valores mobiliários pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ebook grátis:

O Plano Definitivo para Você Chegar à Liberdade Financeira

Descubra como planejar sua busca pela Liberdade Financeira começando do zero!

Baixar agora